As aulas na Escola do Carmo

O Video na Escola chegou à escola do Carmo com o objectivo de introduzir linguagens e métodos audiovisuais à turma do 3ºA.

A turma em acção:



O Alex, o Nuno e o Miguel explicaram as noções básicas do cinema e do audiovisual, o funcionamento técnico da câmara e do microfone, os principios da montagem, o argumento, o storyboard e as regras básicas necessárias ao trabalho em grupo e de grande responsabilidade que envolvem a realização de um filme, como o SILÊNCIO, a ATENÇÃO e a DISCIPLINA.







As aulas da Escola de Sta. Mª de Geraz do Lima

O Vídeo na Escola chegou também ao 3º e 4º anos da escola de Santa Maria de Geraz do Lima.

O Alex, o Nuno e o Miguel explicaram a todos como funciona e como se faz cinema. Mostraram o material, explicaram como funciona e passaram depois à explicação de todo o processo necessário para a realização de um filme.




Todos perceberam muito bem as principais regras da rodagem (filmagem) como o Silêncio, a Atenção e a Disciplina, bem como todo o processo necessário à realização de um filme.


Apresentação dos alunos da Escola do Carmo

Como forma de exemplificar alguns dos conhecimentos transmitidos, os alunos do 3º A foram os primeiros a serem filmados pelo Nuno.
Apresentaram-se e escolheram uma personagem que gostariam de ser, caso entrassem num filme.
Quem sabe, poderão um dia realizar esse sonho...

Reagiram todos muito bem à câmara e respeitaram as regras "Acção" e "Corta".

Apesar das dificuldades em respeitar a principar regra, que é a do Silêncio, todas as outras parecem bem compreendidas e as filmagens decorreram muito bem.

Apresentação dos alunos da Escola de Sta Mª de Geraz do Lima

Depois de explicado todo o processo como as escalas de planos (tamanho das imagens), as regras de "acção" e "corta" e o que implica ser actor ou actriz, os alunos do 3º e 4º ano da Escola de Santa Maria de Geraz do Lima entraram no seu primeiro filme "a sério".






Colocaram-se em frente ao cenário improvisado desenhado pelo Miguel, e com a orientação do Alex, foram filmados pelo Nuno! Portaram-se todos muito bem e apesar de alguns enganos conseguiram desempenhar o seu pequeno papel neste filme. Apresentaram-se e disseram o que gostariam de ser no caso de puderem um dia ser actores e actrizes de um filme de verdade. (Mal eles sabem o que os espera...)

Storyboards da Escola do Carmo


A partir de uma história escrita no quadro pelo Alex e depois das explicações do Miguel, os alunos do 3ºA da Escola do Carmo desenharam o seu próprio storyboard, como forma de exercitarem e compreenderem melhor os conhecimentos transmitidos.

Alguns Storyboards:

(Helena e Marta)

(Vasco e Maurício)

(Inês e Magda)

Storyboards da Escola de Sta. Mª de Geraz do Lima

A partir de um livro dos alunos do 3ºano, o Alex fez um pequeníssimo resumo que escreveu no quadro. Chegara a hora de todos porem em prática os conhecimentos adquiridos nas ultimas aulas de vídeo e desenharem os primeiros Storyboards.


(Carolina e Raquel)


(Cristiana e Patricia)

(Juliana e Catarina)

(Zé Pedro e Mariana)



Todos puxaram muito pela imaginação para desenhar e pintar a história que estava escrita no quadro e os resultados foram todos muito bons!


Todos ao trabalho:

Casting dos alunos da Escola do Carmo

Depois de trabalhado o argumento, chega a fase de selecção das personagens. Para isso foi efectuado um casting, pelo Nuno e pelo Miguel, para ver as capacidades de representação dos alunos.De uma forma muito organizada foram todos, um a um, ao nosso estúdio improvisado no polivalente da escola, onde fingiram várias coisas e várias situações.

Fizeram-se vários exercícios de expressão dramática, com o objectivo de perceber quem se sentia mais confortável com determinados papeis.


Nesta fase do projecto, o Nuno filmou os alunos enquanto o Miguel tomava notas e ia já pensando em que alunos poderiam vir a desempenhar melhor os papéis referentes ao argumento que foi escrito por todos.



Foi muito divertido e todos foram muito bons actores. Foi de louvar a organização e o bom comportamento de todos!

Casting dos alunos da Escola de Sta. Mª de Geraz do Lima

Em Santa Maria de Geraz do Lima também se procedeu ao casting dos alunos para ver quem se encaixa melhor nos papéis disponíveis.


De uma forma organizada os alunos foram, um a um, até ao estúdio improvisado no polivalente.

Quando lá chegaram, tiveram que fingir várias coisas para que o Nuno e o Miguel pudessem ver quem tinha mais jeito para desempenhar determinados papéis.



Portaram-se todos muito bem e foram todos muito bons actores!

O guarda-roupa dos alunos do Carmo e Sta. Mª de Geraz do Lima

Os alunos da Escola do Carmo depois de ajudarem o Alex na escrita da história do seu filme decidiram meter mãos à obra e começar a participar activamente no avanço do nosso filme. O Nuno e o Miguel explicaram a importância do guarda-roupa e que características este deve ter. Relembramos alguma da matéria anterior e depois de estudarmos a história, passamos ao desenho do guarda-roupa das personagens. Com a ajuda do Miguel, cada um dos alunos desenhou um fato para usar quando interpretar a sua personagem.

Podemos ver abaixo alguns dos trabalhos do desenho do guarda-roupa:




Também na Escola de Santa Maria de Geraz do Lima, o terceiro e quarto anos decidiram meter mãos à obra, depois de tanta teoria sobre os filmes e o cinema.
Para este filme o argumento foi escrito a partir do livro, que está destinado ao terceiro ano, no Plano Nacional de Leitura: "A menina que sorria a dormir".
Depois de estudarmos a história e o argumento adaptado pelo Nuno, passamos ao estudo do guarda-roupa e cada um dos alunos desenhou, com a ajuda do Miguel, um projecto do seu fato, de acordo com as exigências do filme.

Mostramos abaixo alguns desenhos do guarda-roupa de Santa Maria de Geraz do Lima:

Prontos para filmar!

Depois de estudadas todas as personagens o seu guarda-roupa, adereços e expressão, e depois de algumas semanas a recolher, peça a peça, todo o material, estamos todos prontos para começar a filmar.

Um a um todos os alunos foram fotografados tal como se apresentarão no dia em que forem filmados. O Miguel criou símbolos para a escola do Carmo e todos os alunos que precisaram, criaram o seu próprio bigode, perinha ou sobrancelhas postiças.

O mesmo foi feito com os alunos da Escola de Santa Maria de Geraz do Lima, onde até as cozinheiras emprestaram algumas coisas como barretes brancos, pão e peixe congelados, para ajudar a enriquecer os nossos cenários e adereços

Como se pode comprovar pelas duas imagens que se seguem, tanto os alunos da Escola do Carmo como os da Escola de Santa Maria de Geraz do Lima, ficaram espectaculares depois de vestidos. E já podemos adivinhar um pouco daquilo que nos espera quando o filme estiver pronto!


Alunos da Escola do Carmo



Alunos da Escola de Sta. Mª de Geraz do Lima